quarta-feira, 28 de março de 2012

Festa de São José na Vila Zelina! (2)

Fomos direto para a barraca lituana, o objetivo principal de nossa excursão. Diante dos preços módicos, pedi quase tudo de uma vez. Deixei de fora o pepino, por conta do tamanho (era um pepino grande inteiro em conserva!) e o tal do Krustai, que são massas fritas polvilhadas com açúcar. Ficam para a próxima...

Começamos os trabalhos pelo Krupnikas, um doce licor de mel, que um senhor ao nosso lado sorvia com muito gosto.
Pedimos então tudo o resto. A pessoa que nos atendeu foi bastante simpática e fez questão de explicar um a um o que estávamos comendo!

O Virtinai é uma massa recheada, um ravióli, com um molho branco. Podem ser de carne ou ricota. Pedimos a primeira opção. Estava ótimo, al dente e saboroso!

O melhor para mim foi o repolho com linguiça e pão preto. Me fez lembrar da viagem a Estônia que fiz alguns anos atrás. O país vizinho possui gastronomia bastante semelhante e era o tipo de comida que comia diariamente (café, almoço e jantar)! Gosto do aroma de cereais do pão, a doçura do vegetal e a gordura do embutido!

O Kugelis, uma massuda torta de batatas, estava levemente queimada e seca. Assim mesmo estava bom. Ora, como é que se faz uma mistura de batatas com bacon ficar ruim?

Sardinhas marinadas... Muitos não gostam, por conta do gosto forte do peixe. Eu adoro. Principalmente agora, quando estão gordas e bonitas, em plena estação. Um sujeito ao meu lado dizia que estariam melhor tivessem mais tempo para deixá-las marinando mas, como bom japonês que sou, não poderia concordar. Seria um desperdício deixar um peixe de boa qualidade sob cocção à frio por tanto tempo!

Finalizamos como Koseliena, a gelatina de carne. Esse prato é para os mais fortes... Eu mesmo comi apenas metade. Apesar de saboroso, é intenso e gorduroso, típico de lugar que faz frio. As carnes são cozidas com ossos; o caldo é coado e clarificado; desfia-se a carne, junta-se ao caldo e esfriado, tornando-se uma gelatina. Certamente não é das coisas que mais gosto...

Gostei muito da cozinha rústica e saborosa que encontrei na barraca da Lituânia! Sei que a cozinha do imigrante é diferente da de seu país de origem, mas é por isso que acho tão especial e autêntico. Traz as memórias, tristes ou felizes, de um povo enfrentando o novo.

Certamente voltarei o ano que vem!

Mais comilança no próximo post!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu post - sou descendente de lituanos e igualmente colega de seu amigo Rogério e participante da comunidade lituana-Também estive nessa festa - aliás(não foi todos os dias) também trabalhei servindo na Barraca Lituana, conheço bem essas deliciosas comidas,que vem do tempo de minha avó. Nós da comunidade procuramos continuar as tradições de nossos avós,tanto na cultura,na arte,na religião e na gastronomia. Um abraço- Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Ana, obrigado pela visita.
    Gosto muito tradições imigrantes!
    E acho importantíssimo manter a cultura de nossos avós!
    Parabéns por ser ativa em sua comunidade. Saiba que isso a torna muito especial e importante para a sociedade como um todo.
    Salve, salve!
    E, se possível, me avise sobre as festividades que tiverem comida boa, pois é certo que irei!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Lindo post!
    Estou aqui no autoflagelo, por ter perdido tanta coisa boa!!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Pôxa, Evelyn... Desculpe ir sem avisar ninguém! Na próxima vamos dar um jeito de irmos todos juntos!
    Até!

    ResponderExcluir