Esse é um dos meus restaurantes árabes preferidos. Fica no primeiro andar de um prédio comercial, numa das travessas da Rua 25 de março.
A imigração libanesa ao Brasil teve início em 1880, alguns anos após Dom Pedro II ter visitado o país. Instalaram-se nas capitais, exercendo principalmente o comércio. Nada mais natural que encontrar no maior centro de comércio popular do país vários restaurantes libaneses.
A concorrência lá é brava! Tem Raful, Gebran, Jacob, Empório Sírio... Todos bastante competentes e servindo ótimos rangos. Mas enquanto todos os outros ficam sempre apinhados de sacoleiras, turistas e afins, aqui é possível ter um pouquinho de sossego...
O melhor da cozinha árabe é poder comer com as mãos, aos bocadinhos. Esse contato com o rango é bastante prazeroso dá a impressão que dá para ficar lá, por toda a eternidade... O sonho de qualquer foodie!
Gosto de pedir logo o rodízio no qual, por uma quantia fixa (R$ 40,55 na última visita), é possível comer à vontade dez especialidades, como charutinhos de repolho e folhas de uva, Kafta, esfihas e quibes, mais pães sírios e vegetais crus.
Os pratos que mais se destacam são o Babaganuch, cremoso e esfumaçado no ponto certo, sem amargor nenhum; o Houmus estava muito bem temperado e sua textura estava ótima; e o Tabule, que estava do jeito que tinha que ser, muita salsinha e pouco trigo!
Deixe a sobremesa, que não é grande coisa, para lá e peça o café árabe, com aquele toque gostoso de cardamomo!
Achei bastante simpático a atenção em alguns detalhes, como coar bem o suco de laranja; levar pratos vazios imediatamente; oferecer repetições com cortesia; e, percebendo que pagaria com cartão, levar a maquininha juntamente com a conta.
Percebi que muitos dos clientes eram habituês, provavelmente comerciantes e negociantes de ascendência libanesa da região.
..........
Percebi que muitos dos clientes eram habituês, provavelmente comerciantes e negociantes de ascendência libanesa da região.
Talvez seja um pouco difícil de encontrar e provavelmente o restaurante estará cheio, pois tem poucos lugares. Mas vale a pena achá-lo... ô se vale... Em meio ao caos, o Monte Líbano é um oásis de ótimo rango, portanto não se acanhe e meta a cara.
..........
Restaurante Monte Líbano
Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 38 - 1º Andar
Prós: Preço, ótima comida, serviço atencioso
Contras: Sobremesas fraquinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário