quinta-feira, 31 de maio de 2012

FRANCISCANO

O Franciscano é um boteco na Rua São Francisco, num trecho de vielas íngremes, fugindo um pouco do burburinho do centrão. Muita gente passa batido e nem vê que ali se esconde outra preciosidade da baixa gastronomia paulistana.

Os carros chefe da casa são os PFs na hora do almoço. Todos volumosos e caprichosos.  Alguns deles identificados como "ao molho de queijos", "quattro formaggi" ou "ao franciscano" recebe uma dose cavalar de Catupiry. Tem gente que gosta, mas eu, sinceramente... Não acho muito atrativo.

Catupiry na coxinha, leite condensado no coquetel, azeite trufado nos pratos pseudo-chiques, muito Ajinomoto no rango... Tudo isso fode de alguma forma o rango, deixando as todas coisas com o mesmo gosto... Mas lá vai... Gosto é gosto...


O que vale mesmo aqui é a sardinha cozida, mergulhada em muito azeite e disposta em seu balcão lateral. Vendidas às unidades, peça logo dois peixões como entrada e coma mergulhando nacos de pão no sabroso óleo!


Muitas pessoas chamam essse prato de escabeche, mas tecnicamente não é o correto,  pois por definição, são as carnes e peixes marinados em algum ácido. Tradicionalmente se empanam peixes, frutos do mar ou aves, fritam e só então as deixam em um molho à base de vinagre.

O Larousse Gastronomique define o escabeche assim:

A spicy cold marinade intended for preserving cooked foods and originating in Spain. It is used chiefly for small cooked fish (...). The fish are headed (hence the name, from cabeza, "head"), then fried or lightly browned; they are then marinated for 24 hours in a cooked and spiced marinade. 




Esqueça conforto. Os banheiros não cheiram bem e você tem que pegar a chave no balcão para usá-lo; sempre que fui não tinha sabão para lavar a mão ou algo para secá-lo (o secador de mãos nunca funciona... pelo menos comigo...). A TV fica ligada constantemente e não deve ser um lugar muito amigável de se visitar depois que escurece. Mas quem é que liga? São Francisco está lá para nos proteger.

....................

O FRANCISCANO
Rua São Francisco, 49 - Centro - São Paulo
Prós:  Ótimas sardinhas cozidas e PFs
Contra: Falta de conforto e banheiros ruins

terça-feira, 29 de maio de 2012

Rangando No Cinema (1): Un Cuento Chino


Neste filme dirigido e escrito por Sebastián Borensztein, Roberto (o Ricardo Darín), um sujeito cheio de manias, acaba por receber o perdido chinês Jun (Ignacio Huang) em sua casa. Mais engraçado que o choque de culturas é a imagem caricata do argentino turrão que ótimo ator traz à vida.


A primeira refeição que Jun faz na casa de Roberto é um prato com Morcilla (chouriço), Chinchulines (intestino bovino) e Criadilla (testículos). Rango fantástico para os iniciados, mas uma bizarridade quando oferecido a um gringo visitando sua casa. Serve para caracterizar bem o tipo que o anfitrião é: duro, pregado em suas raízes, inflexível, quadrado... 


Comé. Comé.
Eso es morcilla. Puro hierro, vaca argentina, nada de vaca loca.
Eso es un invento de los ingleses que se pusieron a joder con la genética.
Ese de ahí… eso es Criadilla. Criadilla. Un manjar.
Acá no lo come nadie. Hígado, comen. Chinchulines, riñón…
Los huevos no; les da impresión.
Manga de boludos.



Em minha última visita a Montevidéu, fui recebido com uma bela Parrillada. O anfitrião, bastante diferente de Roberto mas parecido quanto ao gosto pelos miúdos, fez considerações interessantes sobre a Criadilla. Disse-me que era o melhor a se comer do boi e que se devia assar logo após abater o animal, sem tempero algum. Cada um dos comensais ficava com um copo cheio de salmoura e uma faca. Comia-se após mergulhar as lascas nesse tempero, com a própria mão. Genial, não?

Mais tarde, Mari (Muriel Santa Ana), paixão reprimida de Roberto e que está visitando a cidade, convida-os para jantar. O prato escolhido é o Puchero:

- Bueno, mirá, yo esta noche voy a hacer un puchero… 
y le voy poner de todo, calabacita, papita, garbancito, pollito, caracú…y me encantaría que vengas.

O Puchero é um prato tradicional dos países hispanofalantes. Trata-se de uma panelada, onde carnes, linguiça, presunto, leguminosas e vegetais são cozidos todos juntos. Na América do Sul, é tradicionalmente acompanhada de milho cozido. O do filme está caprichadíssimo, com Caracú (ossobuco)! Dá água na boca só de pensar em sugar o tutano!

E o papo durante o jantar é ótimo: 

- Tendrías que haber hecho fideos.Va a pensar que somos unos cavernícolas.
- No lo mires así Rosa, lo vas a inhibir.
- Se ve que le gusta, ¿eh?
- ¿Y cómo no le va a gustar?
- Son millones y millones comen lo que hay, no preguntan como vos.
- Son sabios. Comen escorpiones, serpientes, hormigas.
- Estás seguro que no entiende


É isso. Até a próxima sessão!

....................
UN CUENTO CHINO (Um conto Chinês)
Escrito e dirigido por Sebastián Borensztein
Com Ricardo Darin, Ignacio Huang, Muriel Santa Ana.
Argentina, 2011.

sábado, 26 de maio de 2012

Addio, Matterello!

A cantina Matterello encerrará suas atividades em 31 de maio, depois de quase 20 anos em favor da ótima cozinha italiana e da enofilia. 

É certo que não era uma casa perfeita mas estava bastante acima da qualidade média das cantinas de São Paulo: as massas eram preparadas diariamente; os queijos se mostravam de ótima qualidade; o fogão e o forno à lenha davam sabor bastante especial aos pratos; e promovia ótimas (e gratuitas) degustações de vinhos!

Em minha última visita à casa, minha colega fez questão de levar o cardápio, um calhamaço que trazia todas as  receitas e suas fontes. Sinceridade. A casa fazia transparecê-la.



Vários de meus conhecidos começaram a trilhar o caminho no reino de Baco através dessas degustações que, por serem gratuitas, permitiam a todos aprender e ter ótimas experiências. 




Vai deixar saudade e certamente é uma grande perda para a gastronomia paulistana.

Addio, Matterello!

....................

Matterello - O Pau de Macarrão
Rua Fidalga, 120 - Vila Madalena
- FUNCIONARÁ ATÉ 31/05/2012 -

Rangando no Cinema (0)

Adoro cinema. Adoro gastronomia. Adoro vinhos. Adoro cerveja. Adoro café... Porque não misturar tudo? 


Apesar de cinéfilo, confesso que não entendo nada de luzes, câmeras, fotografia e afins. Não consigo sequer decorar o nome de diretores e atores... Por isso o que farei aqui é fazer comentários sobre os filmes do olhar de um foodie inveterado e comilão assumido!

Enjoy!!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

R.A.W. - Rango Around the World (12)

2006, em minha casa, São Paulo. A primeira tapioca de meu irmão. 


Em 2006, meu irmão ficou viciado em tapioca. Comprou panela, entrevistou tapioqueiros na rua, comprou goma, ralou coco... Fez de tudo e esse foi o resultado de sua primeira tapioca. 

Não saiu perfeito, mas deu para ter a certeza de que o que é fruto do esforço tem um sabor especial!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Monte Líbano

Esse é um dos meus restaurantes árabes preferidos. Fica no primeiro andar de um prédio comercial, numa das travessas da Rua 25 de março. 

A imigração libanesa ao Brasil teve início em 1880, alguns anos após Dom Pedro II ter visitado o país. Instalaram-se nas capitais, exercendo principalmente o comércio. Nada mais natural que encontrar no maior centro de comércio popular do país vários restaurantes libaneses.


A concorrência lá é brava! Tem Raful, Gebran, Jacob, Empório Sírio... Todos bastante competentes e servindo ótimos rangos. Mas enquanto todos os outros ficam sempre apinhados de sacoleiras, turistas e afins, aqui é possível ter um pouquinho de sossego...

O melhor da cozinha árabe é poder comer com as mãos, aos bocadinhos. Esse contato com o rango é bastante prazeroso dá a impressão que dá para ficar lá, por toda a eternidade... O sonho de qualquer foodie!

Gosto de pedir logo o rodízio no qual, por uma quantia fixa (R$ 40,55 na última visita), é possível comer à vontade dez especialidades, como charutinhos de repolho e folhas de uva, Kafta, esfihas e quibes, mais pães sírios e vegetais crus.

Os pratos que mais se destacam são o Babaganuch, cremoso e esfumaçado no ponto certo, sem amargor nenhum; o Houmus estava muito bem temperado e sua textura estava ótima; e o Tabule, que estava do jeito que tinha que ser, muita salsinha e pouco trigo!




Deixe a sobremesa, que não é grande coisa, para lá e peça o café árabe, com aquele toque gostoso de cardamomo!

Achei bastante simpático a atenção em alguns detalhes, como coar bem o suco de laranja; levar pratos vazios imediatamente; oferecer repetições com cortesia; e, percebendo que pagaria com cartão, levar a maquininha juntamente com a conta.

Percebi que muitos dos clientes eram habituês, provavelmente comerciantes e negociantes de ascendência libanesa da região. 


Talvez seja um pouco difícil de encontrar e provavelmente o restaurante estará cheio, pois tem poucos lugares. Mas vale a pena achá-lo... ô se vale... Em meio ao caos, o Monte Líbano é um oásis de ótimo rango, portanto não se acanhe e meta a cara.

..........

Restaurante Monte Líbano
Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 38 - 1º Andar
Prós: Preço, ótima comida, serviço atencioso
Contras: Sobremesas fraquinhas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gordinho comilão é expulso de restaurante (Tô com ele e não abro!)


AMERICANO DE 160 KG É EXPULSO DE RESTAURANTE POR COMER DEMAIS



Ele entrou em um restaurante que anunciava que se podiam comer o quanto quisesse. Depois de uma dúzia de peixes, recebeu mais oito embalados "para viagem" e pediram que o cara fosse pra casa! O sujeito chamou a polícia afirmando que se tratava de propaganda enganosa e voltou dois dias depois com uma placa para protestar.

Clique AQUI e AQUI para ler reportagens sobre o comilão do Wisconsin!

..........

Certa vez eu e o meu irmão fomos prestigiar a temakeria de um conhecido. Ficamos entusiasmados com o tal rodízio de Temaki e resolvemos correr para lá depois que fechamos o Kintaro. Depois de comer um montão, refletimos sobre o preço e achamos barato demais... perguntei ao dono do restaurante se poderíamos mesmo comer à vontade. Ele arregalou os olhos e disse: 

- Mas não todo dia, né?! E hoje fecha meia-noite, viu!

Ficamos morrendo de vergonha, por ele ter ficado preocupado com a possibilidade de visitá-lo todos os dias! heheheh 

R.A.W. - Rango Around the World (11)

Suzano, 2010. Lanchonete Saldanha. X-Tudo Saldanha.


2,5 kg de lanche. Man X Food em Suzano!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Regra dos 5 segundos!


ALIMENTOS PEGAM BACTÉRIAS EM POUCOS SEGUNDOS NO CHÃO



A contaminação depende de fatores como quantidade de água, sais e açúcar do alimento.

Clique AQUI para ler a reportagem na íntegra.

..........

Quem aí nunca escutou essa regra dos 5 segundos? 

Ela diz que se comermos um alimento que ficou em contato com o chão por menos de 5 segundos pode ser comidos tranquilamente, pois não deu tempo para os vermezinhos subirem no rango!

O tema foi explorado tanto pelo Mithbusters como no Food Detectives de Ted Allen (o cara do Queer Eye For A Straight Guy) enquanto no primeiro foi verificado que não há aumento do número de bactérias em ficar 3 ou 6 segundos, no outro, que elas sobem imediatamente ao alimento.

Essa nova pesquisa, entretanto, diz que a regra depende dos componentes do alimento. Alimentos processados, que contém mais conservantes, como sal, açúcar e aditivos químicos, repulsam bactérias, independentemente da umidade. Por outro lado, os úmidos e naturais tendem a ser imediatamente contaminados.

Essa história me fez lembrar de um famoso Chef de cozinha que apareceu no Kintaro e, para mostrar que as pessoas de sua geração eram muito casca-grossa, imunes a germes e bactérias, jogou salgadinhos no chão da rua e comeu!!! 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Karaoke e Restaurante Miyabi - Suzano

Senhorzinho soltando o gogó!
Karaoke + Karaoke Box + Restaurante. Praticamente um parque de diversões! É um espaço onde reina a democracia: tem lugar para todo mundo!

Gorgonzola, Salame, Sardinha Cozida...

No Karaoke tem idosos japoneses cantando Enka (música popular japonesa) da década de 50; jovens nikkei cantando J-pop; brasileiros  cantando MPB, samba e sertanejo universitário; crianças correndo... É como se diz: Tudo junto, tudo misturado!

Os dois boxes são para os que preferem pagar mico apenas para os amigos. Tem espaço para até dez pessoas, são climatizados e bastante confortáveis. 

O restaurante é para aqueles que não gostam de cantar ou de ouvir a cantoria desafinada e o atendimento fica por conta do simpático Robson. Fantástico.
Ovo de codorna no yakisoba!

Da pequena cozinha, que atende todos os ambientes, saem tanto pratos típicos da cozinha japonesa, como Lamen, Katsudon, Udon e Tempurá como picanha no Rechaud, Frango à passarinho e salsichas cozidas.

Para aqueles que preferem bebericar, tem um balcão de petiscos vendidos a quilo para escoltar as cervejas, sempre geladas! 

Eventualmente tem algo especial sendo preparado. Já experimentei a ótima sopa de verduras e a anchova assada no carvão. Mas não é sempre que tem, por isso vale ficar esperto na movimentação. 

O ótimo yakissoba segue o padrão colônia: um molho grosso e cheio de verduras crocantes sobre o macarrão frito. Eles utilizam a  tradicional massa preparada na cidade e... ovos de codorna cozidos!!! Me faz lembrar de festas em Kaikan (associações culturais de japoneses) de quando eu era criança.

Se você estiver em Suzano, vale a visita!

..........

Karaoke e Restaurante Miyabi
Avenida Antônio Marques Figueira, 2117 - Vila Figueira - Suzano/SP
Prós: Tudo em um lugar só; preço bom; comida simples e gostosa; comida do interior; clima de colônia.
Contra: Banheiros ruins.

Magali, a melhor! (6)

domingo, 13 de maio de 2012

Merenda Saudável

Essa ótima série da CBN de autoria da Liriane Rodrigues traz reportagens muito interessantes sobre a merenda nas escolas de São Paulo. Vale ouvir, pela importância que o tema tem. Além de ser uma questão de saúde pública, pois a má alimentação está relacionada a diversas doenças como a diabetes, obesidade, hipertensão, etc; ela é determinante para os rumos da gastronomia como um todo.

Clique abaixo para ouvir todas as reportagens:


Vale conferir as reportagens e refletir. O que anda comendo nossas crianças? 

sábado, 12 de maio de 2012

Recheio contaminado


VIGILÂNCIA SANITÁRIA SUSPENDE VENDA DE RECHEIOS DE CARNE DO HABIB´S EM PORTO ALEGRE



Alimentos estavam contaminados com bactérias que causam intoxicação alimentar.

Clique AQUI para ler a notícia!

..........

Será que todo fast food no mundo é assim? Veja outro caso tenebroso AQUI.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Merenda Escolar na Inglaterra

BLOG QUE DÁ NOTA A MERENDA ESCOLAR VIRA HIT!

A garotinha Martha Payne, de apenas 9 anos de idade, cria blog que vira hit na internet por fotografar e dar notas para a merenda escolar.

Jamie Oliver, grande defensor da melhora da qualidade da comida dada para as crianças (clique AQUI), deixou um comentário sobre o blog:


"Shocking but inspirational blog. Keep going, Big love from Jamie x"


Para conhecer o blog, CLIQUE AQUI, vale a pena!

..........

Uma menina de 9 anos está começando a mudar o mundo! E você, bundão?! 
(É o que fiquei pensando depois dessa...)

Gringo caloteiro no Rio de Janeiro


AMERICANO TENTA FUGIR PARA NÃO PAGAR DÍVIDA DE R$ 15 MIL REAIS


Americano é pego antes de embarcar. Estava deixando uma dívida de R$ 15 mil reais no Hotel Porto Bay, na praia de Copacabana. Deste montante, R$ 6 mil só em caipirinha!

Clique AQUI para ler a reportagem!

..........

O fato de dar calote em si não surpreende, mas... Uau! 6 mil em caipirinhas! Se cada caipirinha custar R$ 20, são 300 caipirinhas ou 20 por dia!!!


Pela quantidade de Caipirinhas, pensei que tinha sido o Anthony Bourdain, que aparentemente está no Rio de Janeiro...

R.A.W. - Rango Aroud the World (10)

Bar A Juriti, em São Paulo, 2012. A lendária rã à milanesa.


A Juriti, um bar lendário e fantástico. A rã é leve, molhadinha, com a casquinha crocante... Apesar do shape grotesco, vale cada mordida.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Sweet Heart


No assombrado Beco dos Aflitos se esconde um simples e agradável restaurante, que serve uma espécie de Confort Food do oriente. Não espere um ótimo serviço nem conforto, mas a comida taiwanesa que servem é genial!


A cozinha da ilha de Taiwan é uma mistura da cozinha autóctone; de Fujian (província ao Sudoeste da China); de Pequim (trazida pelos membros do Kuomitang de Shiang Kai Shek) e a japonesa, que exerceu forte influência sobre a ilha durante os 50 anos de domínio nipônico.

Assim, a comida servida é equilibrada, sem a gordura excessiva de um Chi Fu ou Rei dos Reis; e o restaurante é bem mais limpo. O atendimento também vai ficando cada vez melhor a cada visita.

Ao entrar no restaurante dê uma olhada no balcão ao lado direito. Sempre tem alguma entradinha apetitosa: bucho mil folhas, frango cozido, pés de galinha, tofu seco... 

Rei Men (macarrão frio) e Wong Lo Kat

Para beber, peça o chá enlatado Wong Lo Kat, docinho e que vai muito bem com o molho de pimenta (La Yu, em japonês) que fica numa vasilha sobre a mesa.

Verduras com frutos do mar e carnes

No cardápio, bastante simples, as informações vêm em chinês, português e japonês, acompanhado de um número com uma letra. O texto está mais ou menos claro... Tem macarrão (Bi Fun, Macarrão achatado, harusame ou lamen) ensopado ou frito, gyoza, wonton, arroz e teishoku.

Yakisoba

O meu predileto é o 10A: Arroz coberto com carne moída de porco, ovo cozido no shoyu e takuan (nabo em conserva). Regado com pimenta fica ótimo e custa apenas R$ 6,50! 


A sopas merecem um grande destaque: translúcidas e brilhantes, impressionam pelo sabor e refinamento. Podem vir com bolinhos de carne, peixe ou wonton e escoltam bem qualquer prato da casa!

Já experimentei quase todo o cardápio e até agora não gostei de apenas um prato, o macarrão com molho de gergelim, que estava insosso demais e com uma certa doçura enjoativa do cereal.

De modo geral, vale muito a visita, mas evite finais de semana no almoço, que a casa lota de turistas comendo yakisoba...

..........

Sweet Heart
Beco dos Aflitos, 26
Prós: Comida simples, saborosa e barata; Confort Food
Contra: Péssimo para se ir em um final de semana; 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

R.A.W - Rango Around the World (9)

Montevidéu, 2011. Casa do Sensei Soca Monteiro. Mollejas e Rinõnes de entrada!

Uma refeição memorável. Um dos maiores divulgadores do Sumo e Judo em terras uruguaias me recebeu em sua casa para uma bela parrillada. A entrada foi demais... Riñones (rins) e Mollejas (timo) como nunca havia comido. Gosto de miúdos e comi em vários lugares, tanto em Buenos Aires quanto em Montevidéu, e certamente foi o melhor que já provei e provavelmente um dos melhores que poderiam ser provados. 



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Comendo em um campeonato de Sumo!

Fiz propaganda do "O Mercado" mas, depois de ver como foi ostensivamente divulgado, desisti... Não ando tendo muita paciência com aglomerações... Ainda mais na madrugada!

Ao invés disso, resolvi acordar bem cedo e correr para Salesópolis, onde estava acontecendo o campeonato regional de Sumo da Nova Central, equipe formada pelos atletas da Zona Leste de São Paulo e Alto Tietê.

Pois é... Sumo e comida tem tudo a ver!

Ainda mais quando tudo é preparado pertinho do produtor, com ingredientes de primeira qualidade e pelas mãos zelosas das mães dos atletas!







Amendoins e peixinhos torradinhos!

Essa eu passei, mas tava lá! Para quem gosta do "mé que matou o vigia"!
Biscoitinhos caseiros em formato de lutador de Sumo!
Esse prato é imperdível! Orelha, fígado e coração de porco cozidos com molho sumiso! Uau!!!  Prato da província de Kagoshima! Bão...
Nhoque; Arroz Japones e Brasileiro; Tsukemono de Acelga e Pepino; Salada de Alface com Tomate; Linguiça Grelhada; Mandioca Frita; Inhame Cozido; Salada de Couve-Flor; Berinjelas; Pescada Frita; Frango Assado... 
Na sede da associação, tinha um quadro explicando as razões da longevidade do japonês. Bem ilustrado, dava dicas de como montar uma refeição balanceada com alimentos saudáveis!



E aí? Valeu ter deixado para lá "O Mercado"?

Magali, a melhor! (5)