quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sobaria

Alguns anos atrás fui fazer uma apresentação de Sumo no Primeiro Festival do Sobá de Campo Grande (Farei um post específico para esse momento interessante). O fato é que fiquei impressionado com a popularidade do prato por lá.

O tal sobá não é o macarrão de trigo sarraceno que tradicionalmente os japoneses comem no ano novo. É uma espécie de Lamen, com bastante carne de porco e gengibre, trazido pelos imigrantes japoneses naturais da ilha de Okinawa.

A Sobaria tem como propósito ser a embaixada da cozinha Sul Mato-grossense, apresentando aos paulistanos sua rica gastronomia. Traz ainda bebidas regionais como a tubaína Funada, cachaça Taboa e o Tererê.

A Sopa Paraguaia é uma torta de milho e queijo que, apesar de fofa, é um petardo no estômago. Sempre que como, me sinto bastante pesado... Algumas vezes veio ótima e outras nem tanto. Vale experimentar.

O escondidinho de costela estava ótimo, com uma cremosa camada de purê de mandioca. Como a maioria dos pratos, estava bastante carregada na cebolinha e com pouco sal, mas é do jeito que costumo comer, então gostei.

A Linguiça Maracaju é bastante diferente da que havia comido no Mato Grosso do Sul. Aqui, a carne bovina é moída, enquanto lá é picada na ponta da faca. Não gosto muito da versão apresentada na Sobaria... A porção é caprichada e chega escoltada por arroz soltinho, vinagrete, farofa e mandioca cozida (que fica muito bom com um pouquinho de shoyu).

Acho que o okinawasoba do Deigo e do Okuyama melhores, mas o da Sobaria é muito bom. O macarrão é guarnecido com carne (que pode ser bovino, suíno, etc), omelete em fios, gengibre e muita cebolinha. Chega quentinho e o caldo é bom.

Como sobremesa, peço sempre um picolé da Frutos do Cerrado, ali do lado. Pode pedir ao garçom que ele vai buscar. Taperebá, Cajá, Pequi, Coco, Lichia... Mas o meu predileto é o de Jabuticaba!

Um detalhe interessante é que fazendo check in no foursquare, você ganha uma porçãozinha de linguiça ou mandioca chips!

No geral, é um restaurante que vale a visita!

..........

Sobaria
Rua Áurea, 343 - Vila Mariana/SP
Prós: Cozinha Regional, Sobá, Preço bom, Frutos do Cerrado!
Contra: Alguns podem achar a comida um pouco insossa.

2 comentários:

  1. Taka, o Okinawa-sobá ficou tão famoso naquela feira noturna de Campo Grande (MS)que todos os anos há o festival desse delicioso prato. Mas o melhor mesmo é o preparado pela minha cunhada. Qdo. houver um bingo com Okinawa-sobá na Assoc. Okinawa de Santa Clara, lhe chamo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oswaldo, eu participei da primeiro festival de Soba, na Feira Central de Campo Grande. Estavam comemorando o fato do prato ser inserido no rol dos patrimônios culturais da cidade! Fiquei mega surpreso! Foi muito legal!
    Cara, aguardo ansioso seu convite!!! E rola um Hijá também?
    ABraços!!!

    ResponderExcluir