quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Santto e o Rango

Em 2009 reencontrei um grande amigo no metrô. Eu estava distraído quando o sujeito estacionou na minha frente, com um largo sorriso. Logo reconheci o Chicão, o companheiro das poesias desvairadas e das paixões juvenis! Ele e sua companheira fizeram questão que eu fosse dali para a casa deles e rangasse um cachorro-quente. O papo foi fantástico. Me contou de sua vida aventureira, futebol, suas realizações e tudo o mais. Éramos moleques quando o vi pela última vez, verdes e recém saídos do colégio, agora ele era um experiente e vivido jonalista. Foi certamente um dos memoráveis rangos da minha vida. 

- O melhor tempero da comida é o bom papo e o calor dos amigos - 

Pois bem, o cara está famoso e realizado em sua profissão. E a felicidade de um brother é algo que contenta muito! 

Algumas semanas atrás ele publicou em seu facebook o relato que transcrevo abaixo. Achei interessante o modo como um ato trivial como uma refeição pode transformar nossos relacionamentos e tudo o mais, fazendo desprezar ou valorizar as coisas da vida. Para Chicão, o almoço com o tal repórter internacional foi um desastre e o fez dar ainda mais valor ao rango de sua mãe. Para mim, o hot dog na casa do então jornalista esportivo (agora ele é um jornalista internacional também!) teve sabor especial, de grande alegria e nostalgia dos versos rimados. 

Segue seu texto na íntegra:





"Assim, eu tento ENGOLIR os sapos... Mas com tudo o que fiz aos 32 anos, não preciso mais ENGOLIR OS SAPOS./ 


Em 2004, um repórter internacional, com quem trabalhava, (gostava muito de mim) me convidou para almoçar todos os dias em sua casa, com sua mulher e filhos, enquanto ele comandava um programa de esportes...


De cara disse "não"./

Mas o jornalista internacional gostava de mim e disse que "se eu recusasse seria demitido"./

Aceitei./

O cardápio era maravilhoso./

E eu contava todos os dias para os meus pais: "almocei isso, almocei aquilo, comi isso, comi aquilo"./

Um dia a filha desse jornalista (ela jamais me pediu desculpas por isso) me ligou aos berros e entre outras coisas disse;

- "E não quero mais que você almoce na minha casa".

O pai dela me deu um aumento de R$ 50.00, ao saber que eu havia sido expulso de um lugar que já havia dito: "não quero"./

Foi, sem dúvida nenhuma, A MAIOR HUMILHAÇÃO que já passei na minha vida./

Desde entao aprendi a licao:

A melhor comida é aquela que seus pais deixam pronto para vc na geladeira./

Ainda que estejam viajando./

Ela é feita com amor./

Obrigado aos meus pais./

Vcs, nacionais e humildes, valem mais do que muito jornalista internacional, viu?

Ah, desculpa, eu devia ENGOLIR O SAPO e não ficar batendo em gente grande, né?

É que no Esporte trabalho com Milton Neves e ele, junto com Galvão Bueno, é o ápice do futebol./

O dia que sair do Terceiro Tempo minha carreira em futebol acabou./

Depois que você joga com o MELHOR, não dá para jogar em TIMINHOS.//

Timinho é sempre timinho!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário